Prefeitura lança “Rodada de Negócios” para apoiar empreendimentos de acessibilidade digital

A ação faz parte da Virada ODS, em parceria com o Hub de Inovação Inspira Sampa e a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, e dá apoio às empresas e startups com projetos que pautam a acessibilidade

Com o intuito de fomentar empresas e startups que desenvolvem soluções de inclusão digital para pessoas com deficiência (PCD) em São Paulo, a Virada dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) lançou o edital “Rodada de Negócios”, em parceria com o Hub de Inovação Inspira Sampa – Centro de Inovação e Tecnologia da Cidade de São Paulo, e a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED). As inscrições vão até 03 de junho e os resultados estão previstos para 07 de junho, quatro dias após o encerramento do edital. Serão escolhidos até seis projetos para participar da ação, que apresentarão suas iniciativas no auditório do Inspira Sampa, no dia 11 de abril.

Acesse o edital completo para inscrever seu projeto no Rodada de Negócios!

O apoio da Prefeitura Municipal visa possibilitar mais oportunidades às pessoas com deficiência da capital paulista, garantindo sua inclusão dentro das novas dinâmicas socioeconômicas que surgiram a partir da conhecida “Revolução Industrial 4.0”, que representa a automação industrial de diferentes tecnologias como inteligência artificial e robótica, assim digitalizando as atividades industriais e o cotidiano social.

A Rodada de Negócios segue o direcionamento do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 11 (onze) – Cidades e Comunidades Sustentáveis. Desde 2018, São Paulo adotou como diretriz de suas políticas, ações e projetos os 17 ODS das Nações Unidas, adotados durante a Cúpula do Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015, que estabeleceu 169 metas a serem atingidas até 2030, a chamada “Agenda 2030”.

A banca da Rodada de Negócios será formada por cinco especialistas: um representante da Virada ODS; um do Inspira Sampa; um da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), e dois convidados do segmento no mercado. O edital procura iniciativas que se preocupem em englobar diferentes níveis de escolaridade, faixa etária e pouca experiência na utilização de computadores, bem como a compatibilidade às diversas tecnologias
utilizadas para acessar a internet, de acordo com o WCAG (“Web Content Accessibility Guidelines”, ou “Recomendações de Acessibilidade para o Conteúdo Web”).

“A ‘Rodada de Negócios’ surge como uma oportunidade valiosa e um marco importante para pessoas com deficiência, abrindo portas para novas oportunidades de emprego e fomentando um ambiente profissional mais inclusivo e diversificado”, destacou Silvia Grecco, Secretária Municipal da Pessoa com Deficiência.

Para participar da Rodada de Negócios os candidatos deverão enviar um vídeo de até três (3) minutos explicando o projeto de sua organização, ou oferecendo uma descrição detalhada da iniciativa desenvolvida em formato PDF. No dia 25 de abril, os candidatos selecionados serão apresentados no auditório do Inspira Sampa, evento que contará com transmissão ao vivo no canal do Youtube da Virada ODS. O vencedor também poderá apresentar sua iniciativa durante a Virada ODS, que acontece nos dias 21 a 23 de junho.

Sobre a Virada ODS

Desenvolvida pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI), a Virada ODS é o maior evento estratégico a nível municipal em cumprimento da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da ONU, designada como diretriz de políticas públicas em âmbito municipal. Seu principal objetivo é ampliar a conscientização acerca dos ODS, promovendo o engajamento social na disseminação e implementação desta agenda global para a população.


Publicado

em

por