Virada ODS 2024 começa em ritmo sertanejo e se internacionaliza

Anúncio de criação do Dia Regional de Ação pelos ODS foi realizado durante reunião da rede Mercocidades; shows de Paula Mattos e música de raiz animam a plateia

Neste sábado (22), a 3ª Virada ODS trouxe uma grande novidade com a proposta de criação do Dia Regional de Ação pelos ODS, apresentada durante a Reunião do Conselho da rede Mercocidades, focada no desenvolvimento das cidades da América do Sul. Em 2024, os dois eventos fazem parte da programação do Fórum Urbano de São Paulo, série de agendas internacionais de alto nível promovidas pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Relações Internacionais.

Agora, mais mascotes como a “Capivara Vitória” podem surgir pela América Latina: o Dia Regional impulsiona a internacionalização da Virada ODS, promovendo a troca e o fortalecimento de boas práticas entre as cidades ao incentivar que realizem suas próprias iniciativas pela Agenda 2030.

A festa da sustentabilidade paulistana segue neste domingo, 23, das 10 às 22hs, com o segundo dia da Virada ODS. Entre as atrações estão o grupo instrumental Black Mantra e o rapper Rincon Sapiência.

Dia de curtição no Anhangabaú

Foram 12 horas de animação, serviços, palestras e muitos shows para quem compareceu ao Vale do Anhangabaú. Paulo Santos, 28, Jardim Europa, na Zona Leste, chegou cedo ao evento, pois queria se garantir entre os ciclistas que participarão do 7º Passeio Ciclístico da Pedal Sampa, que acontece neste domingo com concentração a partir das 7h da manhã e largada às 8h, dentro da programação da Virada. O início da pedalada pelo Centro será no Viaduto do Chá. “Vim para me inscrever no passeio de bicicleta, pois sou cicloativista. Acredito que poderíamos melhorar muito a mobilidade de SP com mais ciclofaixas, principalmente na periferia. Mas estou muito feliz com esse evento maravilhoso que a cidade está nos proporcionando”, comentou Paulo.

Já Rita Augustin Moreno, 32, moradora da Mooca, na região Central da capital, veio com sua filha Raissa, de 11 anos, pelo segundo ano consecutivo à Virada. Ela aproveitava o tempo para saber mais sobre saúde feminina na Tenda ODS 3: Saúde e Bem-Estar. “Sou paulistana, e amo o Centro de SP. Gosto de aproveitar esses eventos para mostrar lugares que foram importantes na minha vida para minha filha. Vamos dar uma volta aqui dentro, sair para comer alguma coisa, e depois voltamos para assistir alguns shows e apresentações artísticas”, destacou Rita.

Programação diversificada

O primeiro dia do evento foi recheado de grandes atrações. Durante todo o dia espetáculos aconteceram nos três palcos espalhados pelo Vale e Praça das Artes. Shows como o da Orquestra Coração da Viola, o cantor e compositor de música raiz Renato Teixeira e a cantora sertaneja Paula Mattos animaram o público no palco principal.

Na Praça das Artes, a programação diversificada também contou com debates sobre temas como educação, sustentabilidade, segurança alimentar, trabalho e combate à desigualdade. Para as crianças, houve uma contação de histórias, apresentando um novo personagem para ensinar sobre os temas centrais: Emília ODS, do escritor André Barreto. Além disso, 18 tendas com prestação de serviços da Prefeitura estavam à postos para facilitar a vida da população. A Virada ODS continua no domingo, 23, com show de Rincon Sapiência e muito mais atrações que prometem aproximar a população dos ODS de forma leve e divertida.

Virada ODS

A Virada ODS é um evento da Prefeitura da Gestão Ricardo Nunes, tendo como liderança a SMRI. O evento aconteceu nos dias 22 e 23 de junho, trazendo uma iniciativa que busca mobilizar a sociedade em torno dos 17 objetivos da ONU. Através de diversas atividades, a Virada ODS busca engajar a população em ações que contribuam para a promoção do desenvolvimento sustentável.