40 artesãos terão espaço na Virada ODS 2024

Sucesso nas edições anteriores, maior evento de sustentabilidade do mundo abre espaço para empreendedores sustentáveis, a seleção será realizada pelo programa Mãos e Mentes Paulistanas

A Prefeitura de São Paulo está selecionando 40 artesãos para a 3ª edição da Virada ODS, que acontecerá nos dias 22 e 23 de junho de 2024, organizada pela Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI). Interessados podem se inscrever até 9 de junho através deste link

Para participar, é necessário estar registrado no programa Mãos e Mentes Paulistanas, uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET), destinada a fomentar o artesanato e manualidades na cidade.

“O artesanato consciente e responsável é crucial para um futuro sustentável, pois peças feitas com materiais reciclados ou reutilizados ajudam a economizar recursos naturais e reduzir resíduos, em linha com a economia circular. Estamos entusiasmados em levar os artesãos do Mãos e Mentes Paulistanas novamente para a Virada ODS”, afirmou a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Eunice Aparecida de Jesus Prudente.

Presente na Virada ODS desde sua primeira edição, o Espaço Empreendedor além de reunir talentos, criatividade e diversos produtos também apresenta histórias de sucesso, empreendedores que mudaram de vida apostando alto na produção de produtos amigos da sustentabilidade. 

Os artesãos oferecerão ao público apenas itens feitos à mão, utilizando métodos e produtos ecológicos. Os candidatos devem possuir certificados das turmas 1 a 15, ou terem concluído os cursos “Modelagem de Negócios” e “Planejamento de Coleção” do programa.

Serão escolhidos 20 artesãos por dia, com quatro vagas para cada um dos grupos: povos indígenas, mulheres, imigrantes e refugiados, pessoas pretas e pardas, e comunidade LGBTQIA+. A seleção dos produtos será baseada em critérios como acabamento, matéria-prima, criatividade, design, técnica, segmento e regionalidade, além dos princípios dos 3R’s (Reduzir, Reutilizar e Reusar).

3ª edição da Virada ODS

A Virada ODS da Prefeitura de São Paulo mobiliza a sociedade em torno dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS), adotados na Cúpula do Desenvolvimento Sustentável em 2015. O evento, que ocorrerá na Praça das Artes e no Vale do Anhangabaú, nos dias 22 e 23 de junho, inclui feira de artesanato, serviços públicos, atividades infantis, intervenções artísticas, palestras e shows. O Congresso ODS deste ano focará na educação e combate às desigualdades. Diversas ações estão programadas por toda cidade ao longo do mês. 

Sobre o Mãos e Mentes Paulistanas

Lançado em 2019 pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, o programa Mãos e Mentes Paulistanas apoia o setor de artesanato em São Paulo. A iniciativa visa melhorar a atividade econômica e social dos artesãos através de diversas ações que promovem a inclusão produtiva, acesso ao mercado e geração de renda.

O programa funciona em três principais eixos: cadastramento de artesãos, cursos de capacitação empreendedora e acesso ao mercado. Interessados em participar devem se credenciar pelo [link].

Serviço

Feira de artesanato do Mãos e Mentes Paulistanas na 3ª edição da Virada ODS

Inscrições: até 23h59 de 9 de junho de 2024, pelo link

Datas do evento: 22 e 23 de junho de 2024
Horário: 10h às 19h

Local: Praça das Artes
Endereço: Avenida São João, 281 – Centro Histórico de São Paulo – São Paulo/SP

Vagas: 20 vagas por dia, com 4 vagas para cada grupo: povos indígenas, mulheres (cis ou trans), imigrantes e refugiados, pessoas pretas e pardas, comunidade LGBTQIAPN+


Publicado

em

por