Green Nation leva suas experiências interativas, sensoriais e emocionais para a Virada ODS, entre 8 e 10 de julho, em São Paulo

Consolidado como um dos mais importantes eventos de sustentabilidade e cultura do país, nesta edição, o Green Nation será realizado no Pavilhão da Bienal, com parceria da Prefeitura da Cidade de São Paulo

Sucesso de público em sua última edição presencial em 2019, o Green Nation está de volta à capital paulista, desta vez, em parceria com a Prefeitura da Cidade de São Paulo. O evento, que é um dos principais no Brasil a conectar sustentabilidade, cultura, entretenimento e educação, ocorrerá entre os dias 08 e 10 de julho no 2º andar do Pavilhão da Bienal, no Parque do Ibirapuera. Vale ressaltar que, neste ano em que comemora 10 anos de existência, o Green Nation também integra a programação da primeira Virada ODS de São Paulo.

Realizado pelo CIMA (Centro de Cultura, Informação e Meio Ambiente) desde 2012 – com edições também no Rio de Janeiro e em Brasília – o Green Nation 2022 ocupará os 9.500 m² do segundo andar do Pavilhão da Bienal com diversas experiências que trarão como tema os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Desta maneira, o evento proporcionará aos visitantes mais de 30 horas de atividades em 14 experiências interativas, sensoriais e emocionais como games, realidade virtual, além do festival audiovisual com mostra competitiva e mostra internacional de filmes, entre diversas outras opções para pensar, viver, sentir e aplicar a sustentabilidade. A programação é totalmente gratuita e aberta ao público.

“Realizar esta edição do Green Nation é motivo de celebração. Primeiramente, porque estamos, de fato, comemorando os 10 anos de existência do movimento. Além disso, celebramos as parcerias firmadas que viabilizaram todo este desenvolvimento, incluindo a novidade de estarmos junto à Virada ODS neste ano – uma nova iniciativa da Prefeitura da Cidade de São Paulo. E também devemos comemorar a volta do formato presencial do Festival, após todas as adversidades que vivenciamos nos últimos anos” – comenta Marcos Didonet, diretor geral e idealizador do Green Nation.

Experiências – Dentre as diversas opções de experiências do Green Nation 2022, os visitantes poderão experimentar os ODS na prática com apresentações, oficinas e workshops na Arena Muda Mundo, apresentada pela Unilever. Já na Arena Paralímpica, haverá demonstrações de modalidades esportivas com a presença de atletas profissionais.

Caminho do Lixo, experiência apresentada pela Braskem, simulará uma rua onde se descarta lixo de forma inadequada, mostrando as consequências disso e o importante papel das atitudes das pessoas para reverter esse cenário. Na Central Global ODS, apresentada pelo Banco PAN, os visitantes poderão obter mais informações sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e escolher que compromisso assumem para um mundo melhor.

A importância da cidadania planetária como elemento de transformação social é o tema de Cidadania Planetária, experiência apresentada pela EY, enquanto a Estação Antártica simula a Estação Comandante Ferraz, base de pesquisa brasileira na Antártica, em experiência apresentada pelo Bexs.

Apresentada pela Lycra, a experiência Florestas do Mar mostrará ao público o berçário dos oceanos: as Florestas de Corais, com suas cores, peixes e belezas escondidas. Já a importância da coleta seletiva e da reciclagem é o tema de um game imersivo com sensores e óculos de realidade virtual na experiência Jogue Limpo, apresentada pela Braskem.

Os visitantes também poderão apadrinhar árvores que estão sendo plantadas no Parque Estadual Ilha Anchieta, administrado pela Fundação Florestal – Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do estado de São Paulo, no projeto Nossas Árvores. Já a experiência Pet Vira Pet, apresentada pela Valgroup e Guaraná Antarctica, marca da Ambev, traz uma máquina de reciclagem que transforma pet usado em novo.

O processo de reciclagem de uma embalagem de plástico até se tornar um novo produto poderá ser vivenciado na pele na experiência lúdica e imersiva Recicla-me!, apresentada pela Unilever. Já Sabores e Sentidos, apresentada pela VR, fará os visitantes descobrirem os sabores do aproveitamento integral dos alimentos.

Uma instalação simulando um Submarino, apresentado pela IBM, transportará o público por meio de óculos de realidade virtual até o fundo dos oceanos, mostrando os perigos da pesca predatória com redes de arrasto e a poluição no fundo do mar. Por fim, a experiência Terra, Nossa Casa tem o objetivo de popularizar os ODS, com uma nave que “visitará” 17 localidades com problemas que precisam ser superados para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

“Tornar a sustentabilidade algo comum à vida das pessoas é o propósito que nos move. Para que nos movamos ainda mais rápido, apoiar projetos que vão a este encontro é algo essencial. O Green Nation é um evento que vai promover discussões importantes e urgentes sobre a preservação do meio ambiente de forma lúdica e interativa e é por isso que estamos juntos nessa. Engajar a sociedade para a transformação que queremos e acreditamos só é possível se agirmos conjuntamente, cada um impactando positivamente em seu papel” – pontua Suelma Rosa, head de sustentabilidade e assuntos corporativos da Unilever Brasil.

“Apoiamos o Green Nation pois reconhecemos a importância do evento para fomentar iniciativas que valorizem o meio ambiente. Participamos com a apresentação da Central Global ODS, em que engajamos os visitantes em causas sustentáveis e reforçamos o compromisso do PAN de desenvolver iniciativas que promovam um mundo melhor”, comenta Adriana Claro, gerente de marketing do Banco PAN.

Festival Multimídia – O Green Nation terá ainda a sexta edição do Festival Multimídia, que neste ano receberá trabalhos nas categorias melhor Filme, melhor Ilustração, melhor Animação, melhor Fotografia, melhor Reportagem, e melhor Documentário. A novidade deste ano é a inclusão da categoria melhor Foto do Evento, que convidará os visitantes para registrarem imagens do Green Nation 2022.

Mostra de Cinema – Já a Mostra de Cinema Internacional Green Nation 2022, comemorará o aniversário de 10 anos do Green Nation com uma curadoria dedicada aos temas dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Entre os dias 24 e 30 de junho de 2022, a Mostra acontece em quatro espaços: Spcine CCSP – Paulo Emílio, Spcine Biblioteca, Spcine CFC Cidade Tiradentes e Spcine CEU Perus.

Em uma seleção de longas documentais e ficcionais, curtas e animações, o Green Nation traz para essa edição discussões urgentes como o lixo e seu descarte inadequado, territórios indígenas, desmatamento, desigualdade social, desastres ambientais, biodiversidade e muitas histórias que merecem nossa atenção. Todas as exibições serão gratuitas e os ingressos podem ser retirados uma hora antes de cada sessão. Confira a programação completa e participe desse movimento de aprofundamento em temas fundamentais através da sétima arte.

GREEN NATION 2022 – PROGRAMAÇÃO

EXPERIÊNCIAS

ARENA MUDA MUNDO – Experiência apresentada pela Unilever.

A sustentabilidade caminha lado a lado com a criatividade e a inovação, mas há outro importante elo nessa dinâmica: as conexões. Somos seres sociais e as pessoas que nos cercam, com quem lidamos e aprendemos, são fundamentais para qualquer mudança comportamental. Na Arena Muda Mundo, os participantes têm a chance de experimentar os ODS na prática, a partir de apresentações, oficinas e workshops liderados por pessoas e instituições que já estão fazendo a diferença.

ARENA PARALÍMPICA

A arena do Comitê Paralímpico Brasileiro traz diversas modalidades de esportes paralímpicos. Você poderá participar de sessões curtas de demonstração e também conhecer atletas profissionais, percebendo o papel único de cada pessoa no mundo.

CAMINHO DO LIXO – Experiência apresentada pela Braskem.

Um cano gigantesco simula uma rua de uma cidade que descarta lixo de forma inadequada, percorrendo tubulações e canais até chegar aos rios. Nesta experiência, os visitantes descobrem a importância do descarte correto de resíduos e como, ao fazer a destinação adequada, a água turva aos poucos se torna limpa, a vida retorna e o ecossistema se refaz.

JOGUE LIMPO – Experiência apresentada pela Braskem.

Consumir com consciência e reciclar. A equação parece fácil, mas o que acontece com aquela embalagem quando você envia para a coleta seletiva? Acabou? Que nada, o caminho da reciclagem está apenas começando…  A experiência traz um game imersivo com sensores e óculos de realidade virtual em que o jogador deverá olhar os resíduos em uma casa e fazer o descarte correto, bem como responder perguntas para aprender mais sobre consumo consciente, descarte correto e reciclagem, incluindo as diversas possibilidades de destinação do material descartado.

“Nosso objetivo é mostrar aos participantes do evento a importância do consumo consciente, da reciclagem dos plásticos e da responsabilidade de cada um de nós para o descarte adequado do material. O plástico oferece muitos benefícios para a sociedade, além de ser reciclável. A Braskem está junto do Green Nation para estimular a conscientização sobre seu uso responsável, mostrando como destinar o item corretamente para a reciclagem. Trabalhamos para a contribuição da educação ambiental e temos metas ambiciosas em nossos esforços pela eliminação de resíduos plásticos. Queremos incluir em nosso portfólio, até 2025, 300 mil toneladas de resinas termoplásticas e produtos químicos com conteúdo reciclado e, até 2030, 1 milhão de toneladas desses produtos. Também estamos trabalhando para eliminar, até 2030, 1,5 milhão de toneladas de resíduos plásticos que seriam enviados para incineração, aterros, ou depositados no meio ambiente”, afirma Ana Laura Sivieri, diretora de marketing e comunicação corporativa da Braskem.

CENTRAL GLOBAL ODS – Experiência apresentada pelo Banco PAN.

Numa primeira etapa, a experiência apresentará os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para o público através de pequenos vídeos. Após ter acesso a mais informações sobre cada ODS, o visitante selecionará um deles para fazer uma foto, através de um filtro interativo que reforçará o seu compromisso para que aquele objetivo possa ser alcançado. A foto, além de poder ser compartilhada nas redes sociais, passará a integrar um grande mural no evento – uma central global de pessoas comprometidas com o desenvolvimento sustentável. Por fim, a ação apresentará oportunidades de voluntariado, em parceria com a plataforma Transforma São Paulo, para que os visitantes possam levar para a prática o compromisso estabelecido durante a vivência, se assim desejarem.

CIDADANIA PLANETÁRIA – Experiência apresentada pela EY.

A experiência aborda a importância da cidadania planetária como elemento de transformação social. Os visitantes são convidados para se acomodarem ao redor da Árvore da Vida, ficando descalços e deitando entre as suas raízes para então embarcar numa viagem sonora que percorrerá diversos ambientes. Os sons trazem a reflexão de que está tudo conectado: pessoas, natureza, cidades… A vida que está por todos os lados.

“No mundo atual, é fundamental que as empresas assumam um forte compromisso com a preservação do nosso planeta, por meio de ações e iniciativas que busquem esse objetivo. Um dos caminhos é despertar esse tipo de conscientização nas pessoas, de modo que elas desenvolvam, como cidadãos e integrantes da sociedade, uma noção exata dos impactos que as nossas atitudes e a vida nas grandes cidades exercem sobre o meio ambiente”, diz Leonardo Dutra, líder de consultoria na área de mudanças climáticas e sustentabilidade da EY Brasil.

ESTAÇÃO ANTÁRTICA – Experiência apresentada pelo Bexs.

Um pedaço do Brasil no frio extremo. Ao atravessar uma fenda de gelo, o visitante se depara com a Estação Comandante Ferraz – base de pesquisa brasileira na Antártica. A experiência traz reflexões sobre a importância da Antártica para o planeta. Cada visitante poderá entender os impactos do aquecimento global na vida marinha, além de conhecer a realidade dos pesquisadores que vivem neste continente.

FLORESTAS DO MAR – Experiência apresentada pela The LYCRA Company.

Muito movimento em um mar de descobertas! O mar guarda segredos. Mergulhando, descobrimos a floresta de corais – o berçário dos oceanos. Podemos ver muita vida, cores, peixes e belezas que estão escondidas. No entanto, no mergulho, nem só a beleza aparecerá. Veremos também como a atitude de cada pessoa pode destruir esses berçários da vida marinha, caso não haja a conscientização.

NOSSAS ÁRVORES

Nesta experiência, o visitante poderá apadrinhar árvores que estão sendo plantadas no Parque Estadual Ilha Anchieta, administrado pela Fundação Florestal – Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do estado de São Paulo. O parque fica no litoral norte de São Paulo, na região de Ubatuba.

Para restaurar a funcionalidade do ecossistema, um projeto de restauração ecológica está sendo implementado. São 154 hectares em restauração, que envolve a retirada de espécies exóticas e o plantio de espécies nativas, com a função de enriquecer e adensar a floresta. Após o Festival, o padrinho/madrinha pode conhecer mais dados sobre a espécie e a região restaurada, através da plataforma do Green Nation.

PET VIRA PET – Experiência apresentada pela Valgroup e Guaraná Antarctica.

Reciclar é um dos atos de maior respeito com o meio ambiente. Se não descartarmos corretamente, essa garrafinha pode parar em bueiros, rios e mar, poluir tudo e permanecer por anos na natureza! A máquina de reciclagem transforma PET usado em PET novo.

“A Valgroup tem sua história pautada nos princípios do desenvolvimento econômico sustentável. Fomos pioneiros na implementação da tecnologia de reciclagem bottle-to-bottle no Brasil, sendo também a primeira empresa a obter a homologação na ANVISA para o uso da resina PET PCR food grade. Participar deste movimento de sustentabilidade, cultura e educação, vai ao encontro do nosso propósito de elevar a qualidade de vida por meio do desenvolvimento de soluções inovadoras e sustentáveis em embalagens plásticas. Essa ação também reforça o nosso posicionamento ESG, como ser NET ZERO até 2040, neutralizando as emissões de carbono e reciclando o equivalente a 100% do volume produzido, contribuindo efetivamente para a economia circular. Além disso, nos âmbitos social e de governança, temos objetivos de apoiar a educação para crianças e jovens vulneráveis, agir em favor do respeito aos direitos humanos, além de atuar de maneira ética e transparente, com os objetivos de atender a padrões internacionais de Governança Corporativa e de implementar um robusto programa de Ética e Compliance global.” – declara Eduardo Berkovitz, diretor de relações institucionais e compliance da Valgroup.

“Apoiar o Green Nation reforça nosso compromisso em construir um futuro mais sustentável, com um olhar dedicado a identificar necessidades socioambientais e aplicar uma agenda ESG consistente. Na Ambev, nossas marcas estão trilhando esse caminho com a gente na frente de embalagens e Guaraná é uma das que são referência em sustentabilidade, além de ser pioneira ao lançar em 2012 a primeira garrafa PET 100% feita de conteúdo reciclado. Fomentar e aplicar na prática a circularidade na cadeia e solucionar o impacto do plástico no meio ambiente sempre esteve entre os nossos principais objetivos. São várias as iniciativas que nos ajudam a caminhar rumo à nossa meta de embalagem circular, que prevê que 100% dos produtos Ambev estejam em embalagens retornáveis ou que sejam feitas, majoritariamente, de conteúdo reciclado até 2025”, afirma Karina Fernandes Turci, Gerente de Sustentabilidade em Embalagens da Ambev.

RECICLA-ME! – Experiência apresentada pela Unilever.

Entre numa máquina e vivencie na pele todo o processo de reciclagem de uma embalagem de plástico PEAD, desde a separação, passando também pela moagem, lavagem, extrusão, homogeneização, até chegar à transformação, tornando-se um novo produto. Esta experiência imersiva aproxima os visitantes do processo de reciclagem, mostrando como ela é efetiva e precisa ser realizada para mitigar a geração de resíduos no planeta.

SABORES E SENTIDOS – Experiência apresentada pela VR.

Prepare o paladar! Descobrir os sabores do aproveitamento integral dos alimentos pode ajudar, e muito, no futuro do planeta. Saiba como combater o desperdício diário e ultrapassar o desafio da produção de alimentos para uma população crescente nesta experiência para aguçar os sentidos.

SUBMARINO – Experiência apresentada pela IBM.

Embarque em um submarino, através da realidade virtual, e mergulhe fundo para conhecer os mistérios dos oceanos. Porém, fique atento! A época é de pesca predatória com redes de arrasto e poluição no fundo do mar.

TERRA, NOSSA CASA

O objetivo dessa experiência é, através de uma viagem numa nave, popularizar os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), dentro do conceito de que somente com o comprometimento de todos é que seremos capazes de preservar a Terra para as futuras gerações. Na experiência, a nave visitará 17 localidades do planeta onde, em cada uma, se evidenciam iniciativas e problemas que precisam ser superados para atingir um dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável.

SOBRE O GREEN NATION

O Green Nation é um movimento de sustentabilidade, cultura e educação, criado em 2012, no Rio de Janeiro, pelo CIMA – Centro de Cultura, Informação e Meio Ambiente. O Green Nation tem como objetivos estimular mudanças de atitudes em prol do meio ambiente, sensibilizando as pessoas e compartilhando dados científicos de forma lúdica, interativa, emocional, sensorial e acessível. Ao longo de uma década, suas iniciativas já impactaram milhões de pessoas, sempre unindo sustentabilidade, criatividade, cidadania e inovação, em experiências físicas e digitais, que propõem pensar, viver e sentir.

(Visited 144 times, 1 visits today)